O RECRUTA - um livro disponível na nossa Biblioteca

Contrato de leitura

Titulo: O Recruta

Editora: Porto Editora

Sobre o autor:

Robert Muchamore nasceu em Islington, no Reino Unido, em 1972, e trabalhou durante treze anos como detective privado. As histórias que então aprendeu e as exigências dos seus sobrinhos por leituras que os cativassem inspiraram-no a criar CHERUB, um conjunto alucinante de aventuras.

Resumo:

O que é a Cherub?

Para iniciar este resumo devo começar por explicar o que é a Cherub. Cherub é uma organização criada por um senhor chamado Charles Henderson. Os seus agentes têm todos menos de 17 anos, onde para se ser membro é necessário passar um teste que consiste em 100 dias de recruta.

Parecem crianças perfeitamente normais…mas não são. Os agentes da Cherub são profissionais treinados e enviados para missões de espionagem contra terroristas e traficantes de droga.

James é o mais recente recruta da CHERUB, e é brilhante a matemática.

James é um rapaz de 12 anos com uma vida normal.

Na sua escola todos os dias é gozado por colegas seus, devido á sua mãe ser tão gorda.

Num certo dia, James volta a ser agredido, verbalmente, por uma rapariga da sua turma. James irritado levanta-se e empurra-a contra a parede, provocando a Samantha um enorme golpe na cara. James, preocupado com a situação, sai da sala e esconde-se num túnel. Quando chegou a casa, teve medo da atitude da mãe dele… mas o pai da sua irmã Lauren estava em casa de James sentado, embebedando-se com a sua mãe. James falou com a mãe e viu que não estava em bom estado.

No dia seguinte, James acorda, apressadamente, para contar à sua mãe o que se passou, mas apercebe-se que algo não está bem. James tenta acordar a sua mãe e vê que ela está morta. Chocado, ligou a uma ambulância. Os médicos explicaram a James que a sua mãe tinha morrido, porque estava proibida de beber álcool até ser operada. James e a sua irmã tiveram de ser levados para um orfanato.

James estava muito chocado com a situação, não só devido ao facto da sua mãe ter morrido, mas também ao facto de saber que o tio Ron (pai da sua irmã que ele detestava) iria ficar com a sua irmã, o que iria afastá-los.

James já quando estava no orfanato foi avisado que a sua irmã seria levada pelo seu tio Ron no dia seguinte, então James decide aproveitar ao máximo para brincar com a sua irmã.

No dia seguinte, o tio Ron veio buscar Lauren e avisou James que se não tirava tudo o que ele teria em casa nessa manhã, Ron levaria tudo!

Já quando Lauren foi embora, James pediu a Kevin (um dos instrutores) para o levar a casa e explicou-lhe a situação.

Quando chegaram a casa de James ficou chocado, mas Kevin avisou-o que não tinham muito tempo e tinha de se despachar.

Abriram a porta da casa de James e foram directos ao seu quarto. Kevin disse a James para colocar só o que precisa-se num grande saco de lixo. Enquanto colocavam o mais necessitado para James no saco, James lembrou-se de que a sua mãe tinha um cofre no seu quarto. James disse ao seu instrutor que ia há casa de banho, abriu a porta do quarto da mãe e dirigiu-se ao cofre que estava dentro de um armário, apercebeu-se que tinha um código, e lembrou-se de uma vez quando era pequeno ter visto a mãe a pegar num livro de William Shakespeare e marcar um código, então pegou no livro e encontrou o código.

James sabia que o seu tio Ron viria buscar o dinheiro então ficou com todo o dinheiro que havia no cofre e atirou o código para dentro do cofre.

Já de regresso ao seu orfanato James foi para o seu quarto que era partilhado com Kyle, escondeu o dinheiro e arrumou a sua roupa. Durante a tarde Kyle regressou e viu James. Discutiram sobre a vida de um e do outro.

No dia seguinte James foi para escola e fez novas amizades.

James encontrara umas más companhias, e convidaram-no para saírem á noite.

James já de regresso a casa falou das suas novas amisades a Kyle e Kyle avisou-o várias vezes que não eram boas companhias. Nessa noite James foi ter com os seus amigos, e quiseram fazer asneiras, então correram por uma rua abaixo a partir os vidros dos carros e tudo o que lhes aparecesse à frente… Depois disto, James combinou com os seus amigos de se voltarem a encontrar no dia seguinte.

No dia seguinte, James repetiu a sua rotina diária, levantar-se, tomar banho, ir para a escola, e, finalmente, regressar a casa.

Kyle quando chegou a casa falou com James e avisou-o que se estava a meter em grandes sarilhos, mas James não lhe deu ouvidos. Nessa noite James voltou a ir ter com os seus amigos e decidiram ir roubar cerveja a uma loja mais abaixo… Como James era o novo do grupo, pediram-lhe que fosse ele a roubá-las… Quando James entrou no supermercado estavam os seus dois amigos do lado de fora para lhe abrir a porta como estava combinado… Quando James pegou na grade de cerveja desatou a correr e os seus amigos em vez de lhe abrirem a porta, esperaram que o dono da loja apanhasse James e fugiram… James foi levado pela polícia e passou a noite numa cela.

No dia seguinte, acordou num lindo quarto e viu logo que era melhor do que a casa onde ele estava.

James foi falar com Mac (presidente da Cherub) e Mac disse a James que tinha sido levado para aquele sítio, porque viram que ele tinha potencial para entrar na Cherub. James achou a ideia espectacular e aceitou, sendo submetido a cinco testes. Depois de ter passado os testes James ingressou na Cherub, mas para ser membro desta teria de passar na recruta que demorava 100 dias.

James descobriu que Kyle também era um agente da Cherub. Foram de volta a casa Nebraska e trouxeram o mais necessário para James, mas James pediu a Kyle que não podia ir embora sem tramar Paul (pessoa que fechou a porta ao James). Foram ao quarto dele e despejaram-lhe areia e agua por todo o quarto, e regressaram à Cherub.

James iria começar a recruta brevemente mas para poder passar a recruta era também preciso saber nadar, (coisa que James não sabia fazer) então, James teve aulas com uma rapariga da idade dele chamada Amy.

James antes de começar a recruta, decidiu ir com os seus melhores amigos a uma missão: o Kyle e o Bruce. Esta missão só começaria às quatro da tarde então James decidiu ir ver a sua irmã. Foi ao seu apartamento e levou-a a sair sem o pai dela se aperceber. Foram para o parque e, enquanto se divertiam apareceu Greg Gennings para agredir violentamente, James mas Bruce e Kyle não deixaram fazendo-lhe golpes que teriam aprendido na Cerub.

Na missão James estava nervoso, pois não tinha autorização para lá estar e se lhe acontece-se algum problema iria sofrer graves consequências.

Hoje começara a recruta e James teria de estar no campo de futebol às 6 da manhã mas alguém lhe desligou o despertador e chegou atrasado sendo castigado. Passado algum tempo chegara o Natal e James nem direito a um jantar em condições teve. Já nos últimos dias da Recruta foram para a Malásia fazer uma espécie de missão com três etapas, quem passasse nesta missão seria membro da Cherub. Para estas etapas seriam formados em grupos de dois onde James ficara com Kerry. James e Kerry teriam passado estas etapas com sucesso.

De regresso à Cherub James estava muito feliz, porque sabia que o pior (a recruta) já tinha passado, mas James estava também ansioso, pois iria para a missão com Kerry brevemente.

A missão de James seria descobrir o que escondia Fort Harmony (era um campo com cerca de 200 pessoas ilegais e pobres), porque a policia já andava há mais de 50 anos a tentar tirá-los dali, mas sempre sem sucesso.

Para esta missão (onde nome de James mudara para James Robert Anthony Adams), James fazia-se passar por irmão da Kerry. Para se infiltrar neste campo teve de se fazer passar por sobrinho de uma mulher que estava no campo de Fort Harmony. James todos os dias da missão ligava a Mac e lhe contava todos os pormenores.

Um dia da missão James ouvira tiros e tinha ido a correr por um monte ver o que se estava a passar. Eram dois irmãos que estavam a dar tiros a pássaros que ali passavam. Estes aperceberam-se que estavam a ser seguidos, então, para ver quem era, deram um tiro a um pássaro e deixaram-no ali no chão. James estava a ver tudo e viu que estes viraram costas então foi a correr ver o pássaro. Os dois irmãos viram James e agarraram-no e James defendeu-se com golpes fortes que tinha aprendido na Cherub.

No dia seguinte, James foi para a escola onde teria sido espancado pois ninguém gostava dos residentes de Fort Harmony.

Numa noite de festa, James estava sentado e viu luzes da polícia e foi escondido a correr para ver o que se passava. Quando caminhava encontrou uma rapariga sentada contra uma árvore a fumar (ele achara-a logo linda). Ela perguntou se James queria dar uma passa, James detestava fumar mas para não parecer mal aceitou e fumou uma passa. Depois disso, discutiram, até se beijarem. James perguntara-lhe se ela sabia porque estava ali a policia, e ela disse que estavam à procura dela, pois tinha fugido de casa. O pai dela era o general, que depois encontrara Joana com James, avisando James para se afastar dela.

No dia seguinte, na escola, James voltara a ser espancado por Stuart, Gareth e mais seis amigos, até ficar deitado no chão a deitar sangue. À saída da escola James encontrou Joana que o viu naquele estado crítico e o levou para casa para cuidar dele. Depois desta porrada que James levara, sabia que no dia seguinte não poderia aparecer na escola naquele estado e aproveitara para ir falar com Ewart.

No dia seguinte Amy acordara sobressaltada e dissera a James para se vestir rapidamente pois iriam embora, James perguntara várias vezes porquê mas Amy não lhe dissera. Quando Ewart chegou pediu a Amy para que lhe desse quatro comprimidos e duas injecções, porque enquanto James espiara Fire e Word Donn na oficina, James pensava que eles estavam a fazer uma bomba nuclear mas afinal eles estavam a fazer uma arma biológica de antraz. James fora levado para o hospital e fora avisado que poderia morrer.

No dia seguinte, James acordara com alta e o medico que vira de Manchester de propósito para James lhe dissera que Fort Harmony fora notícia de primeira página. O jornal dizia: Fort terror em Fort Harmony, a comunidade hippies mais antiga da Grã-Bretanha fora ontem alvo de uma busca surpresa.

De regresso à Cherub, Mac chamou por James, discutiram e Mac ofereceu a James uma t-shirt azul-escura, porque a sua missão fora de alto risco e conseguiu acabar com Fort Harmony. Ninguém dos seus amigos acreditava no que estava a ver James na sua primeira missão já com t-shirt azul-escura.

Todos ficaram felizes por ele.

Opinião:

Adorei ler este livro e achei-o muito interessante e aconselho a ler. Este livro é um livro para aquele tipo de pessoas que gostam de acção e suspance. Este livro recomendo-o mais para adolescentes que adoram aventuras…

Anthony nº5 10ºA

2 comentários:

lollita01 disse...

e uma pergunta pessoas de 10 anos como eu podem ler este livro ou nao é aconsselhável?

Anónimo disse...

esta muito bem resumido ja tinha lido o livro e gostei de o reviver.este livro e muito bom.ACONCELHO