Área de Projecto - 12ºB - Incêndios em Celorico de Basto: Problema e Soluções


Um grupo de alunas do 12º ano da Escola EB 2, 3/S de Celorico de Basto encontra-se a desenvolver um projecto, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, dedicado ao tema: “Incêndios em Celorico de Basto: Problema e Soluções”. Tendo em conta que nos encontramos numa região rural onde predomina uma vasta área florestal, que nos últimos anos tem sido alvo de sucessivos incêndios, este projecto reveste-se de uma importância fundamental, quer pela sensibilização, quer pela apresentação de possíveis soluções.
Este projecto está ainda inscrito num concurso de foro nacional intitulado “Faz Portugal Melhor”, patrocinado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, no qual apresentaremos esta iniciativa.
No dia 19 de Março, procedeu-se ao início da plantação de árvores no terreno, na qual os funcionários da Câmara Municipal tiveram a ajuda preciosa de um grupo de alunos de 5º e 6º anos de escolaridade e do curso CEF de Jardinagem. S. Pedro não ajudou mas o entusiasmo era muito e não seria a chuva a estragar uma actividade tão meritória! Pelas 9.00h partimos da escola, de autocarro, em direcção a Canedo de Basto e, após alguns minutos a pé por caminhos florestais, chegamos ao “nosso” terreno. Prontamente passamos à acção e ajudamos os trabalhadores a plantar algumas espécies tais como liquidambar, cedro do Buçaco, pinheiro bravo, carvalho nacional e medronheiro. Depois do trabalho… Um lanche merecido! Como a chuva não parava, regressamos à “base” onde pudemos descansar um pouco, satisfeitos com o trabalho feito.

Sem comentários: