Dia das Bibliotecas Escolares - Um olhar sobre as bibliotecas

Respondendo ao desafio, os alunos do 10º ano, orientados pela professora Leonor Castro, presentearam-nos com estes textos sobre a biblioteca! Deliciem-se!





A Biblioteca da nossa Escola

No dia 28 de outubro, assinala-se o dia das bibliotecas escolares. Na escola, que importância tem este espaço na promoção da criatividade e concretização dos projetos dos alunos?
Local que associamos ao silêncio, preenchido de estantes que partilham conhecimento e sabedoria em cada livro, a biblioteca escolar cumpre hoje muito mais funções do que a tradicional consulta de livros e de estudo. Além de se empenhar ativamente na motivação dos alunos para a leitura, a biblioteca permite, também, a utilização das novidades informáticas que proporcionam aos alunos novas formas de adquirir informação e de realizar trabalhos escolares acompanhando a evolução dos tempos.
            Por detrás de cada estante, um livro inesperado; por detrás de cada livro, um rosto curioso. Em cada página, um mistério por desvendar…
Local relaxante, a biblioteca escolar é um espaço e um tempo que convidam à descoberta!...
            Abre a porta da tua biblioteca escolar e faz dela mais do que um ponto de chegada, um ponto de partida…

Texto coletivo do 10ºA

Era uma vez um livro…uma estante… um aluno…


Era uma vez um livro. Era uma vez uma estante. Era uma vez um aluno curioso, com vontade de viajar…
Para cumprir o seu projeto, o menino pesquisou nos livros. Mas, estes não lhe deram uma solução concreta para o seu problema. Então, decidiu começar o seu trabalho através do conhecimento que já tinha, como uma construção que vai crescendo, pedrinha por pedrinha… Esse conhecimento tinha sido obtido pela convivência, pela leitura e pelo seu infindável fascínio pelo saber. Como se sentia a aprender sempre que percebia como poderia ser longa e rica essa viagem!
Começou, então, por organizar o conhecimento que tinha e aprofundá-lo com o auxílio do computador, de artigos de jornais que encontrou.
Primeiro, tudo parecia desligado, solto, avulso, sem sentido até. Mais tarde, depois de uma mão amiga pousar no seu ombro e lhe apontar algumas direções, a informação que vinha dos computadores, dos jornais e dos livros começava a encaixar, como peças de um puzzle, embora ele não estivesse ainda certo do produto final.
Na verdade, o menino sabia que precisava de voar mais alto e dar asas à sua fantasia e inspiração, tamanha era a tarefa e o empenho em busca do conhecimento.
A certa altura, olhou para a mesa onde tinha todos os apontamentos que recolhera… Sem perceber muito bem porquê, pegou num marcador e foi destacando palavras aleatoriamente…
Os seus olhos, como se fossem ele próprio aos saltinhos entre pedras e pedrinhas, viajavam por “mundo de letras”, “fascínio”, “ler e discutir”, “sonhar”, “autonomia”, “viajar”, “inimaginável”, “sossego”, “criatividade”, “ler é viver”…
De repente, como se acordasse, percebeu que não estava sozinho: à volta dele, muitos amigos estavam já a dar ideias para essa viagem de construção de um texto sobre a importância da biblioteca escolar! A partir de então, foi sempre a crescer, a ganhar… a viajar!

Texto coletivo 10B

Biblioteca Escolar

A nossa Biblioteca é um local de aprendizagem, onde um ambiente de silêncio nos permite estudar e descobrir…
Repleta de estantes, cheias de livros que nos oferecem histórias, informação e sabedoria, a nossa biblioteca escolar proporciona ainda outras formas de obter conhecimento, como a utilização de computadores, e também permite que concretizemos trabalhos escolares ou que possamos desenvolver atividades como a escrita e a leitura.
A biblioteca não deixa de ser um abrigo de diferentes formas de arte e cabe aos seus utilizadores descobrir todas as suas potencialidades, fazendo das suas portas a janela para o futuro!

Texto coletivo do 10ºC

Sem comentários: