20 de novembro - Dia Internacional da Filosofia

O valor da filosofia na construção da pessoa humana e na concretização do diálogo intercultural, essenciais à democracia e à paz, levou a Unesco, no ano de 2002, a instituir a celebração do Dia Internacional da Filosofia, na terceira quinta-feira do mês de novembro de cada ano. O facto de a Filosofia equacionar universalmente os problemas da existência não foi estranho a esta decisão.
A obediência do diálogo filosófico aos princípios da ética comunicacional, assente numa razão comunicacional e crítica, no reconhecimento do interlocutor como um outro-eu, cuja dignidade não autoriza a sua redução a um estatuto instrumental, são, segundo a Unesco, um contributo inestimável à erradicação dos extremismos, que subjugam o homem ao dogmatismo cego, de quem está fechado num pensamento de sentido único e definitivo. O extremismo, qualquer que seja a sua natureza, tem sempre como imperativos a negação da liberdade, a obliteração da dignidade humana e, em última análise, a barbárie.
O debate de ideias, alicerçado na clarificação conceptual e na argumentação racional e crítica, próprias do labor filosófico, são tão essenciais na formação de livres-pensadores, como a educação do olhar o é à dramatização da vida. O sapere audi (atrever-se a pensar) kantiano é fruto do convívio com a filosofia que o ensino da mesma proporciona. A tolerância emerge do diálogo, numa espécie de ecumenismo do humano.
Na declaração de Paris, em fevereiro de 1995, a Unesco comprometeu-se a fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para que o ensino da filosofia fosse garantido a todos os indivíduos, “assegurado por professores especialmente formados para o efeito; não subordinado a nenhum imperativo económico, técnico, religioso, político ou ideológico”.
O Dia Internacional da Filosofia nasceu como uma das formas de efetivar esta promessa.
No Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, o Grupo de Filosofia decidiu comemorar este dia com uma ação de sensibilização para a disciplina, junto das turmas de 9º ano, seguida por uma pequena exposição na Biblioteca Escolar. Esta ação será da responsabilidade das turmas de 11º ano de Filosofia, de Área de Integração e de Psicologia. Os alunos das turmas do 10º ano de Filosofia irão assinalar este dia com a inauguração do Blogue - “Escritores Improváveis” http://escritoresimprovaveis.blogspot.pt/) - que dará conta das atividades desenvolvidas, pelas diferentes turmas, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Filosofia e que testemunhará, também, a viagem reflexiva que empreenderão ao longo do ano letivo de 2014/2015. Este Blogue conta com participação da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Agualva-Mira Sintra (Concelho de Sintra), que, deste modo, permitirá a cooperação entre os alunos de ambas as escolas. A Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto associou-se a esta iniciativa.

Maria José Duarte Rodrigues

Sem comentários: