Miúdos a Votos: apresentação de candidaturas alargada até dia 2
|
Filmes e Livros no mês de novembro
A Biblioteca " vestiu-se", a convite do PNC, para acolher o mês de novembro, dedicado ao Cinema.
Não Percam!
Em exibição, os filmes de "“Grande Panorama CINANIMA 2020 – O CINANIMA Vai às Escolas”!
Dia das Bibliotecas Escolares
Para assinalar o Dia das Bibliotecas Escolares oferecemos chá e recomendamos livros aos assistentes técnicos e operacionais do nosso Agrupamento!
Vamos salvar as palavras!
A atividade " Vamos salvar as palavras!" também acontece online! Participa! Utiliza o código!
Vamos continuar a construir a nossa nuvem!
10min a Ler - Carlota - 6C
A Carlota partilhou connosco estes belos momentos de leitura. Obrigada, Carlota!
Sugestão - Uma Verdade Inconveniente
A nossa sugestão para hoje, Dia Mundial do Ambiente, é uma espreitadela ao documentário " Uma Verdade Inconveniente".
Existe na Biblioteca o documentário original!
Consulta as:
Dicas para um verão mais amigo do ambiente
Leituras em casa - 10min a Ler
A Leonor, o Rodrigo e o Manuel do 5º D partilham connosco as suas leituras na atividade 10min a Ler.
Poesia em Clave de Sol
A professora Leonor Castro partilhou connosco este testemunho!
Não percam as publicações na página de Facebook de Poesia em Clave de Sol
A Importância da Língua Portuguesa
Rui Almeida é um jornalista muito viajado: passou por alguns dos mais importantes canais de rádio e televisão (atualmente, está no Canal 11, tendo já trabalhado na RTP, na SuperSport e na DW Deutsche Welle, por exemplo); mas é viajado também pelo mundo, pois esteve em dezenas de países (quantos são, mesmo, Rui?)
Quis partilhar com o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto o seu testemunho sobre a IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA e termina com um delicioso recordar do poema "Metade", do brasileiro Osvaldo Montenegro!
Quis partilhar com o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto o seu testemunho sobre a IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA e termina com um delicioso recordar do poema "Metade", do brasileiro Osvaldo Montenegro!
Mural do Dia da Língua Portuguesa
Está inaugurado o Mural do Dia da Língua Portuguesa! Participem! Mandem os vossos trabalhos para becre@agrcbt.pt!
5 de maio - Dia da Língua Portuguesa
https://www.instituto-camoes.pt/ |
Temos a oportunidade de celebrar a nossa língua! Participem nas atividades que são propostas.
Se quiserem conhecer mais sobre todos os que falam esta língua de Camões, consultem o separador deste blogue " 5 de maio - Dia da Língua Portuguesa".
Lançamos desafios:
- elaborar um cartaz (pode ser feito na ferramenta “Postermywall”) sobre o dia 5 de maio,
- gravar testemunhos sobre a importância da Língua Portuguesa e enviar para o blog da BE ou publicar nas suas redes sociais com a hashtag #becreceloricocelebrarportuguês
- publicar o livro/autor português mais marcante (desafio para toda a Comunidade).
Vamos fazer o MURAL DO DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA!
MS Teams para alunos - Tutorial
Foi disponibilizado, na página do Agrupamento, um tutorial de acesso ao MS Teams para alunos.
Também podes consultar aqui.
Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de abril
No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen.
A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.
Este ano da responsabilidade da Eslovénia, o texto é da autoria do escritor Peter Svetina. O tema deste ano é «Fome de palavras».
Fome de Palavras
Onde eu moro, os arbustos ficam verdes no final de abril ou no início de maio e logo são povoados por casulos de borboletas. Eles se parecem com maços de algodão ou algodão doce, e as pupas devoram folhas após folhas até que os arbustos sejam despidos. Quando desenvolvidas, as borboletas voam para longe, no entanto, os arbustos não foram destruídos. À medida que o verão chega, eles ficam verdes novamente, sempre.
Esta é uma imagem de um escritor, uma imagem de um poeta. Eles são devorados, secos por suas histórias e poesias, que, quando terminam, voam para longe, se retiram em livros e encontram seu público. Isso acontece de novo e de novo.
E o que acontece com esses poemas e histórias?
Eu conheço um garoto que teve que fazer uma cirurgia ocular. Por duas semanas após a operação, ele só foi autorizado a deitar do lado direito, e depois disso não foi permitido ler nada por um mês. Quando finalmente pegou um livro depois de um mês e meio, sentiu como se estivesse pegando palavras de uma tigela com uma colher. Como se ele os estivesse comendo. Na verdade, comê-los.
E eu conheço uma garota que cresceu para ser professora. Ela me disse: Crianças que não foram lidas pelos pais estão empobrecidas.
Palavras em poesia e em histórias são comida. Não é alimento para o corpo, não é alimento que pode encher o estômago. Mas comida para o espírito e comida para a alma.
Quando alguém está com fome ou com sede, o estômago se contrai e a boca fica seca. Eles procuram qualquer coisa para comer, um pedaço de pão, uma tigela de arroz ou milho, um peixe ou uma banana. Quanto mais famintos crescem, mais estreitos se tornam seu foco, tornam-se cegos para tudo, menos para a comida que os poderia saciar.
A fome de palavras se manifesta de maneira diferente: como melancolia, esquecimento, arrogância. As pessoas que sofrem desse tipo de fome não percebem que suas almas estão tremendo de frio, que estão passando por elas mesmas sem perceber. Uma parte do mundo deles está fugindo deles sem que eles tenham consciência disso.
Esse tipo de fome é saciado por poesia e histórias.
Mas há esperança para aqueles que nunca se entregaram a palavras para satisfazer essa fome?
Há sim. O menino lê, quase todos os dias. A garota que cresceu como professora lê histórias para seus alunos. Toda sexta-feira. Toda semana. Se ela esquecer, as crianças certamente a lembrarão.
E o escritor e o poeta? Quando o verão chegar, eles ficarão verdes novamente. E, novamente, eles serão devorados por suas histórias e poemas que depois voarão em todas as direções. De novo e de novo.
Biblioteca Digital
A Rede de Bibliotecas Escolares disponibiliza um conjunto muito significativo de recursos para estudo disciplinar e de livros, tudo em regime de livre acesso e com a garantia de qualidade da RBE. Para além do computador, podes aceder à Biblioteca Digital através do teu tablet e telemóvel.
Estes recursos, cujo acesso é aberto e universal e que estão em atualização permanente, estão organizados em cinco tipologias:
1. Salas de streaming – tal como o nome indica, aqui, encontra vídeos com potencial educativo, organizados por áreas, como ciência, leitura e até cidadania.
2. Livros digitais – repositório de eBooks para descarregar e/ou ler em diferentes plataformas; disponibilizam-se também audiolivros.
3. Índice de autores – menu organizado por autores que recolhe conteúdos relacionados, muito diversificados e apelativos para utilização educativa. Aqui encontra entrevistas, biografias, documentários…, em suportes variados (podcast, vídeo, imagem, texto…).
4. Os media em revista(s) – revistas temáticas que apresentam artigos atuais e significativos que contribuem para o aprofundamento dos diferentes assuntos. Aqui se encontram artigos nacionais e internacionais, desde a neurociência à gamificação.
5. Podcasts – para os amantes do áudio, aqui se disponibilizam recursos incontornáveis para ambiente educativo/formativo na voz de professores, alunos, mas também especialistas e personalidades de renome em cada uma das suas áreas.
O acesso via telemóvel a esta Biblioteca Digital, pode ser feito através deste Qrcode (descarrega um leitor Qrcode se ainda não tiveres essa App no teu telemóvel ou tablet).
Semana da Leitura
Vai começar a nossa Semana da Leitura! Estão todos convidados! Vamos fazer da Leitura uma Festa!
Consulta o programa! Participa nas atividades!
Consulta o programa! Participa nas atividades!
Tertúlia intercultural
A biblioteca teve o prazer de receber a "Tertúlia Intercultural" dinamizada pelo Clube Europeu, Laboratório: Matemática e as Artes e clube Poesia em Clave de Sol. Foram momentos de partilha dos alunos oriundos da China, Itália, França, Suiça, Espanha/Equador e Brasil. Os momentos musicais estiveram a cargo da professora Ana Silva e do Paulo Rodrigues.
Semana dos Afetos
Esta semana vamos celebrar os Afetos. A Tecas está apaixonada e, além de propor "leitutas afetuosas", fez um pedido:
TIRAR UMA SELFIE COM OS SEUS LEITORES!
O S. Valentim também deixou o seu endereço e uma caixa de correio! Vem escrever uma mensagem: a melhor será publicada!
VISITA-NOS!
Amor em letras: fontes para o Dia de S. Valentim
Fontes interessantes para elaborar cartazes/escrever cartas para o Dia de São Valentim
Download em http://www.dafont.com/theme.php?cat=801&fpp=20
Como utilizar em Windows?
1- Fazer download da fonte
2- Descompactar o ficheiro zip para o seu disco
3- Dentro do ZIP encontra um ou mais ficheiros de fonte que contêm todos os caracteres desenhados (usualmente com extensão .TTF mas também pode ser .OTF). Ignore os ficheiros de texto ou imagens!
4- Copiar esse documento de fonte para a pasta C:\Windows\Fonts
5- Fonte fica pronta a utilizar pelos programas
Notas:
Cuidado com as fontes sem acentos.
Nas fontes gráficas os desenhos são de boa qualidade e variam minúsculas e maiúsculas (cada tecla corresponde a um desenho!)
Download em http://www.dafont.com/theme.php?cat=801&fpp=20
Como utilizar em Windows?
1- Fazer download da fonte
2- Descompactar o ficheiro zip para o seu disco
3- Dentro do ZIP encontra um ou mais ficheiros de fonte que contêm todos os caracteres desenhados (usualmente com extensão .TTF mas também pode ser .OTF). Ignore os ficheiros de texto ou imagens!
4- Copiar esse documento de fonte para a pasta C:\Windows\Fonts
5- Fonte fica pronta a utilizar pelos programas
Notas:
Cuidado com as fontes sem acentos.
Nas fontes gráficas os desenhos são de boa qualidade e variam minúsculas e maiúsculas (cada tecla corresponde a um desenho!)
Fase Biblioteca Municipal
Decorreu, hoje, a fase da Biblioteca Municipal do Concurso Nacional de Leitura, no Auditório Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa. Todos os alunos participaram com muito entusiasmo e responsabilidade. Foi um momento único de partilha de livros e leituras.
Vamos escolher um brasão?
Já está a decorrer o referendo que irá selecionar qual o brasão que irá ser recriado, por cada nível de ensino, para a Festa das Camélias!
Vem à Biblioteca e VOTA! A tua opinião conta!
Vem à Biblioteca e VOTA! A tua opinião conta!
Erasmus na Biblioteca
Hoje tivemos o prazer de receber alunos da Polónia, Bulgária, Turquia, Espanha e Lituânia na nossa biblioteca e partilhar "A felicidade transmitida pelos livros!"
Concurso Nacional de Leitura - Fase Escolas
Subscrever:
Mensagens (Atom)