Concurso Nacional de Leitura - Decorreu, no passado 1 de julho, na biblioteca Municipal Almeida Garrett no Porto, a final do Concurso Nacional de Leitura, que contou com a presença de 42 jovens, entre os quais o António Francisco, do 10º ano, turma B da EB 2,3/S de Celorico de Celorico de Basto



«Celorico de Basto: Alunos celoricenses estiveram na final nacional do Concurso Nacional de Leitura
17/07/2015, 15:19

Decorreu, no passado 1 de julho, na biblioteca Municipal Almeida Garrett no Porto, a final do Concurso Nacional de Leitura, que contou com a presença de 42 jovens, entre os quais o António Francisco, do 10º ano, turma B da EB 2,3/S de Celorico de Celorico de Basto.

A presença nesta final enobrece o concelho e a escola pelo trabalho desenvolvido. “É muito importante obtermos resultados tão positivos e que tanto nos enobrecem. Nós enquanto executivo municipal trabalhamos para as pessoas, um trabalho que assenta na execução de obras e serviços que sirvam a população da melhor forma. No contexto educativo tudo faremos para continuar a proporcionar às nossas crianças as melhores condições de aprendizagem e ensino. É importante que os nossos alunos tenham as escolas apetrechadas com os melhores equipamentos mas é também importante o empenho dos Professores e encarregados de educação para que, em uníssono, se atinja os melhores resultados. Neste contexto específico tenho que enaltecer o trabalho dos professores de Língua Portuguesa, da biblioteca escolar e do aluno que trabalhou para chegar à final deste concurso”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

O concurso nacional de Leitura é uma iniciativa do PNL que desafia as competências de expressão escrita e oral dos alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário das escolas públicas, privadas e EPE.

“O Plano Nacional de Leitura, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Rede das Bibliotecas Escolares, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP e a Câmara Municipal do Porto foram, em 2015, parceiros na realização da Fase Final da 9ª Edição do Concurso Nacional de Leitura que persegue objetivos específicos de promoção da leitura e da escrita junto da população escolar, nos níveis do 3º Ciclo e do Ensino Secundário” esclarece a professora Ana Maria, professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas de Celorico.

Sobre esta experiência, o finalista, António Francisco salientou que na sua opinião, “a Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura contribuiu, de uma forma tremenda, para a minha experiência como leitor. Para mim, ler é mais que um passatempo: é viver mundos que, normalmente, não viveríamos. Desta forma, o Concurso Nacional de Leitura fomenta essas experiências, não só no ato de ler, mas também no convívio que estimula. Na Final Distrital e na Final Nacional, o convívio preenche toda a festa da leitura, que é o concurso, não só com os nossos colegas conterrâneos, mas também com outros, provenientes de outros concelhos e distritos. Assim, a final foi uma experiência única, que me proporcionou momentos de leitura, convívio e, acima de tudo, divertimento.”

O aluno contou sempre com o apoio da mãe que viu este concurso como um acontecimento muito positivo para a vida do seu filho. “A meu ver, o Concurso Nacional de Leitura é uma atividade muito positiva. Este concurso exige esforço por parte dos alunos, que tanto na fase Escolas, Distrital e Nacional se traduz em sucesso em todos os alunos, porque a leitura não tem vencidos. Para além disso, a atividade é um convívio e testa os jovens ao limite, como leitores, o que é sempre uma experiência que marca a vida deles.”» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo1OiIxMDg0NCI7fQ==