Um Ovo para apoiar e não para comer

Para apoiares o projeto dos colegas de Fermil....

Basta clicares na ligação e colocar gosto.
https://www.facebook.com/derovo/photos/a.10153090656450011.1073741827.372491260010/10153092858565011/?type=1&theater

Obrigada pelo vosso apoio.

Educação - Em dois exames e numa dissertação, Maria Carlos – atualmente aluna do primeiro ano de Medicina da Faculdade de Lisboa – obteve a média final de 93 pontos, anota mais alta entre os alunos de mais de 9.000 escolas em cerca de 160 países.

 Melhor Aluna do Mundo!
(Clicar na imagem para assistir ao vídeo)


«Universidade de Cambridge distingue aluna portuguesa como a melhor do mundo
BY REVISTA PORT.COM / 16 FEV 2015 / COMENTÁRIOS DESLIGADOS

Chama-se Maria Miguel Cardoso Carlos e é o exemplo de que o bom trabalho dá frutos…e reconhecimento. Esta aluna CLIC – Colégio Luso-Internacional do Centro, na Marinha Grande, foi distinguida pelo departamento de exames internacionais da Universidade de Cambridge com o prémio “Cambridge Top in the World”.

A jovem de 18 anos foi destacada pela universidade britânica devido à sua prestação na época de exames, realizados em junho do ano passado, algo que, para o CLIC, mostra o reconhecimento “do sucesso dos alunos que alcançaram a nota mais alta no mundo por disciplina”, na área da gestão ambiental.

“Ainda não acredito que é real. Mas é um grande orgulho, tanto para mim, como para a minha família e para os meus professores”, disse a jovem em declarações à TVI.

Em dois exames e numa dissertação, Maria Carlos – atualmente aluna do primeiro ano de Medicina da Faculdade de Lisboa – obteve a média final de 93 pontos, anota mais alta entre os alunos de mais de 9.000 escolas em cerca de 160 países.» in http://www.revistaport.com/universidade-de-cambridge-distingue-aluna-portuguesa-como-a-melhor-do-mundo/

Falamos de afetos nossa Escola

No âmbito de O.C. os alunos estiveram a trabalhar os afetos.
 A proposta lançada pela Biblioteca Escolar de elaboração de um livro de afetos foi abraçada por vários alunos.
A turma do 6º ano, turma H já partilhou os seus pensamentos.
Na semana da Leitura partilharemos as suas palavras com o "mundo"!
A turma do 7º ano, cuja diretora de turma é a professora Margarida, trouxe o seu trevo com mensagens afetuosas.

Na escola , em casa ou na Internet é necessário que os afetos e o respeito imperem. 

No âmbito da parceria entre o grupo de Inglês (2º e 3º ciclos)  dinamizamos a atividade do Dia dos namorados. Muitas cartas chegaram à biblioteca escolar e fizeram surgir muitos sorrisos.


Ao longo dos dias 19 e 20 novas atividades serão dinamizadas para lembrar os afetos!
Estejam atentos.

Internet Danger- Everyone Knows Sarah





Não partilhes dados pessoais na Internet.

Pensa antes de colocares qualquer informação!

Be careful about facebook Dangerous(2)

Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto - Concurso de Máscaras 2015!

(Mais uma vez foram superadas todas as expetativas, com o trabalho dos Alunos e Professores do Agrupamento, estando todos, mais uma vez, de Parabéns... com Carnaval e a Brincar também se faz Educação!)

Semana Seguranet

Ontem foi o dia da ...
Resultado de imagem para seguranet 2015


Ao longo da semana, na tua biblioteca serão desenvolvidas algumas atividades no âmbito da Internet e da segurança na mesma. Começa por observar os placarts.
Podes visitar o site:
http://www.seguranet.pt/jogo/

Os alunos do 8º H receberam a visita do enfermeiro Ivo

Os alunos do 8º H tem desenvolvido um trabalho de parceria entre OC,Inglês e a Biblioteca Escolar.
Criaram o seu blogue, o qual poderás visitar pois o link encontra-se no nosso blogue.
Nas duas últimas semanas debatemos a questão dos Hábitos alimentares e o enfermeiro Ivo foi nosso convidado especial. Enquanto técnico da área da Saúde partilhou uma aula repleta de informações nesta área e respondeu às questões que foram surgindo.


Atividades como estas refletem a importância do papel da Biblioteca escolar como parceiro incontornável no sucesso escolar e crescimento adequado em termos de valores e conhecimentos.
Partilho o trabalho desenvolvido pelos nossos alunos no âmbito da Literacia da Leitura/ Média:

http://issuu.com/alexandramagalhaes/docs/mente_s___em_corpo_s__o/1


Dia 14 é o Dia dos Namorados e na escola já se sente uma atmosfera de Amor no Pavilhão 1...

Click to play this Smilebox greeting
Create your own greeting - Powered by Smilebox
An ecard by Smilebox





«Dia de São Valentim

Existem várias teorias relativas à origem de São Valentim e à forma como este mártir romano se tornou o patrono dos apaixonados. Uma das histórias retrata o São Valentim como um simples mártir que, em meados do séc. III d.C., havia recusado abdicar da fé cristã que professava. Outra defende que, na mesma altura, o Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Um sacerdote da época, de nome Valentim, teria violado este decreto imperial e realizava casamentos em sigilo absoluto. Este segredo teria sido descoberto e Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte. Ambas as teorias apresentam factores em comum, o que nos leva a acreditar neles: São Valentim fora um sacerdote cristão e um mártir que teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C.


Quanto à data, algumas pessoas acreditam que se comemora neste dia por ter sido a data da morte de São Valentim. No entanto, outros reivindicam que a Igreja Católica pode ter decidido celebrar a ocasião nesta data como uma forma de cristianizar as celebrações pagãs da Lupercalia. Isto porque, na Antiga Roma, Fevereiro era o mês oficial do início da Primavera e era considerado um tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro era o dia dedicado à Deusa Juno que, para além de rainha de todos os Deuses, era também, para os romanos, a Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte, 15 de Fevereiro, iniciava-se assim a Lupercalia que celebrava o amor e a juventude. No decorrer desta festa, sorteavam-se os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos enquanto durasse o festival. Muitas vezes, estes casais apaixonavam-se e casavam. No entanto, e como aconteceu com muitas outras festas pagãs, também a Lupercalia foi um 'alvo a abater' pelo cristianismo primitivo. Numa tentativa de fazer uma transição entre paganismo e cristianismo, os primeiros cristãos substituíram os nomes dos enamorados dos jogos da Lupercalia por nomes de santos e mártires. Assim, conciliavam as festividades com a religião que professavam, aumentando a aceitabilidade por parte dos Romanos. São Valentim não foi excepção e, como tinha sido morto a 14 de Fevereiro, nada melhor para fazer uma adaptação da Lupercalia ao cristianismo, tornando-o como o patrono dos enamorados.



Tradições do Dia de São Valentim

Muitas são as tradições associadas ao dia de São Valentim, variando de país para país. 

Por exemplo, nas Ilhas Britânicas na altura dos Celtas, as crianças costumavam vestir-se de adultos e cantavam de porta em porta, celebrando o amor; no actual País de Gales, os apaixonados trocavam entre si prendas como colheres de madeira com corações gravados, chaves e fechaduras, o que significava «Só tu tens a chave do meu coração». 
Já na Idade Média, em França e na actual Inglaterra, no dia 14 de Fevereiro, os jovens sorteavam os nomes dos seus pares e estes eram cosidos nas mangas durante uma semana. Se alguém trouxesse um coração costurado na camisola, isso significava que essa pessoa estava apaixonada. 
Ao longo dos tempos, as tradições de São Valentim foram adquirindo um grau de complexidade cada vez maior. A cada ano que passava, foram-se criando novas tradições, lendas e brincadeiras, como é o caso das mensagens apaixonadas. 
A tradicional troca de cartões, cartas e bilhetes apaixonados no dia 14 de Fevereiro teve origem na altura da própria lenda de São Valentim, quando este teria deixado um bilhete à filha do seu carcereiro. No entanto, não há qualquer facto que comprove esta lenda. 
Porém, é certo que, no século XV, Charles, o jovem duque de Orleães, terá sido o primeiro a utilizar cartões de São Valentim. Isto porque, enquanto esteve aprisionado na Tower of London, após a batalha de Agincourt em 1945, terá enviado, por altura do São Valentim, vários poemas e bilhetes de amor à sua mulher que se encontrava em França. 
Durante o século XVII sabe-se que era costume os enamorados escreverem poemas originais, ou não, em pequenos cartões que enviavam às pessoas por quem estavam apaixonados. Mas, foi a partir de 1840, na Inglaterra vitoriana, que as mensagens de São Valentim passaram a ser uniformizadas. Os cartões passaram a ser enfeitados com fitas de tecido e papel especial e continham escritos que ainda hoje nos são familiares, como é o caso de «would you be my Valentine». 
Nos dias de hoje, é entre os mais novos que estas mensagens de São Valentim são mais populares, sendo uma forma de expressarem as suas paixões.» in http://cupido.aeiou.pt/dn/valentim.html


(São Valentim)


(Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto - Dia dos Namorados 2015)

https://docs.google.com/presentation/d/1oEsVUgf-q3E1dCQwwO3gHoEyAY-bncSgtkHY3ADEALY/edit#slide=id.p

Semana da Internet Segura - Indicações para a utilização segura dos dispositivos móveis

Semana da Internet Segura

Para iniciar esta semana, apresentamos um trabalho elaborado no ano letivo anterior, na sequência do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar, os alunos de 7º ano (este ano no 8ª ano) e as respetivas diretoras de turma.



Fábulas para os alunos de 5º ano


Clica no link:

http://asfabulasdelafontaine.blogspot.pt/

ISSUU - Uma ferramenta muito útil







O Issuu é uma ferramenta web que permite transformar documentos de vários formatos em publicações flash, com opções de zoom e mudança de tamanho de letra.

É uma das melhores opções para a criação de revistas em formato digital, permitindo o acesso a milhões de documentos que outros utilizadores decidiram partilhar com esta plataforma, muito simples de usar e com resultados muito profissionais.


O envio (upload) é relativamente simples e rápido e o serviço inteiramente grátis. A grande vantagem do Issuu é que o produto acabado poderá ser colocado em qualquer site/blog que deseje, incluindo redes sociais.

Consulta o tutorial no separador "Saber Fazer"!