Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto - Maio é o mês do Coração e a Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto.

IMG_0431 IMG_0427 IMG_0426





«INICIATIVA “MAIO, MÊS DO CORAÇÃO" COM CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO DA DIETA MEDITERRÂNICA

O presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), Manuel Carrageta, apelou aos portugueses para optarem pela dieta mediterrânica, a "alimentação mais saudável do mundo", no âmbito da iniciativa "Maio mês do coração". A FPC defende que "é imperiosa" uma "mudança radical nos hábitos de vida não saudáveis", sobretudo "quando o Governo gasta cada vez mais dinheiro no tratamento de doenças que são em grande parte evitáveis".

Essa mudança passa pela adoção da dieta mediterrânica, que ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares devido aos uso quase exclusivo do azeite e à "complexidade nutricional desta dieta", rica em fibras e antioxidantes derivados de vegetais e legumes e ao consumo baixo e pouco frequente de carnes vermelhas e laticínios.

Para Manuel Carrageta, este tipo de alimentação, que "promove os produtos portugueses", feita à base de produtos hortícolas, peixe, vinho, pão de trigo e outros cereais, "ajuda a evitar a obesidade, as doenças do coração, a diabetes e o cancro". As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal, são responsáveis por cerca de 1/3 dos óbitos, seguindo-se o cancro, responsável por 1/5 das mortes. Manuel Carrageta lembrou que Portugal tem uma candidatura à UNESCO para que a dieta mediterrânica seja considerada Património Imaterial da Humanidade.» in http://www.fileiradopescado.com/noticias/146-iniciativa-maio-mes-do-coracao-com-campanha-de-sensibilizacao-da-dieta-mediterranica.html


(Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto - Maio Mês do Coração)


(O AVC é o foco de sensibilização do Maio Mês do Coração 2012)


(Maio - Mês do Coração em Faro, Algarve)

Sem comentários: