Concursos - Informa-te na Biblioteca

Resultado de imagem para faça lá um poema 2017 Resultado de imagem para semana da leitura 2017 Resultado de imagem para miúdos a votos Resultado de imagem para 7 dias 7dicas Resultado de imagem para uma aventura literária 2017

Figuras Históricas - 2º ciclo

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Halloween - Hotel Transilvânia

Hoje, estivemos a ver o filme "Hotel Transilvânia" Fica aqui um cheirinho!




segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Prémios Nobel 2013


Para saber mais sobre os prémios Nobel




sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Prémio Nobel da Literatura 2013

Alice Munro, considerada pela Academia Sueca como «mestre do conto contemporâneo», foi ontem distinguida com o prémio Nobel de Literatura 2013.

Nascida Alice Ann Laidlaw, a 10 de julho de 1931 em Wingham, Ontario, no Canadá, é conhecida por uma obra de ficção que vai buscar às raizes da sua terra natal a grande fonte de inspiração, nomeadamente em Huron County, onde decorre a ação de muitas das suas novelas . Os seus romances e contos exploram as complexidades humanas através de narrativas aparentemente simples.

Três vezes vencedora do Prémio Governador Geral do Canadá para Ficção, Alice Munro já foi classificada como o "Chekhov" canadiano. É considerada mundialmente uma das grandes escritoras contemporâneas. A sua obra lida com o amor e o trabalho, e o falhanço de ambos, numa obsessão pelo tempo e com a incapacidade de o retardar ou imbedir o seu avanço.

Muito evidente nas suas histórias é o tema do envelhecimento, e o dilema da rapariga rural que vê a idade aumentar e a relação com a sua família e a pequena cidade onde cresceu manter-se inalterável. Vejam-se os seus mais recentes trabalho: "Hateship, Friendship, Courtship, Loveship, Marriage" (2001, e "Runaway" (2004).

A sua prosa revela com ironia e seriedade, a um tempo, as ambiguidades da vida, colocando o fantástico ao lado do mundano, do dia a dia mais comum, que tem vindo a criar uma empatia crescente entre críticos e leitores.
 
Livros publicados em Portugal de Alice Munro: "Amada Vida" (Relógio d'Água, 2013),"O Progresso do Amor" (Relógio d'Água, 2011), "O Amor de uma Boa Mulher" (Relógio d'Água, 2008), "Fugas" (Relógio d'Água, sem data) e "A Vista de Castel Rock" (Relógio d'Água, sem data),

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Outubro - mês Internacional das Bibliotecas Escolares






De acordo com a International Association of School Librarianship (IASL), outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Em Portugal foi declarado o dia 28 como o Dia da Biblioteca Escolar.  Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura.
O desafio é "ABRIR PORTAS PARA A VIDA!" Requisitem um livro e "ABRAM MAIS UMA PORTA!"