Prémio Nobel da Paz

Neste momento os representantes da União Europeia recebem o galardão de 2012 na Câmara Municipal de Oslo, Noruega.
Mas este também é o  Dia dos Direitos Humanos, oficialmente conhecido como Dia Internacional dos Direitos Humanos,  que é celebrado anualmente a 10 de Dezembro.
A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e pôr um fim a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objectivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial (que ocorreu na Europa), que vitimou  milhões de pessoas.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem tal como a entrega do prémio Nobel da Paz.

Por um mundo melhor a Escola  e a Biblioteca Escolar tem um papel que promove cidadãos que são defensores da paz e do respeito pelo outro. Para que não exista mais alguém a esconder-se atrás de uma folha de papelão.

Sem comentários: